ESTUDO DAS DIFICULDADES DE IMPLANTAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA EM UMA UNIDADE DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DA CIDADE DE GARÇA (SP)

Autores

Palavras-chave:

Gestão Democrática. Educação. Escola Pública.

Resumo

O presente estudo discorre sobre o tema gestão democrática nas organizações educacionais, com o propósito de responder a seguinte questão problema: quais as dificuldades de sua implantação em uma unidade de ensino fundamental e médio da cidade de Garça (SP)?  Os procedimentos metodológicos utilizados foram as pesquisas bibliográfica, documental e um estudo de caso para a coleta de um conjunto de informações empíricas com os sujeitos no espaço onde o fenômeno ocorre. Observou-se que existe uma grande necessidade de esclarecimentos acerca da gestão democrática na escola, ou seja, um longo caminho a ser percorrido na construção de uma comunidade escolar mais participativa, esclarecida, responsável, igualitária e consciente do seu papel na transformação da realidade social.  

Biografia do Autor

Cláudia Maria Bernava Aguillar, Dr.ª, Fatec Garça

Doutora em Educação, Unesp

Mestre em História, Unesp

Bacharel e licenciada em Ciências Sociais, Unesp

Rosana Rocha da Silva, Graduada, Fatec Garça

Tecnóloga em Gestão Empresaria, Fatec Garça

Deise Deolindo Silva, Dr.ª, Fatec Garça

Doutora em Ciências da Informação, Unesp

Mestre em Estatística, UFSCar

Graduada em Estatística, Unesp

 

 

Downloads

Publicado

2020-12-02