Notícias

Aluno do Ensino Médio é contemplado com bolsa de iniciação científica em projeto de Professor da Fatec Garça

Caio Ananias Alves, estudante do 2º Ano ETIM da Escola Técnica Estadual Monsenhor Antônio Magliano, foi contemplado com uma bolsa de Iniciação Científica Júnior pelo programa PIBIC-EM do CNPq, em projeto coordenado pelo professor Marcos Vinícius Bueno de Morais, docente do curso de Tecnologia em Mecatrônica Industrial da Fatec Garça.

 

O projeto entitulado “Desenvolvimento de um granizômetro automático a partir de sensores eletrônicos” foi submetido ao edital e aprovado pelo Centro Paula Souza. Assim, o aluno será contemplado com a bolsa durante 1 ano.

 

Segundo o professor Marcos, o objetivo da projeto é desenvolver um dispositivo que auxilie os pesquisadores na área de tempestades de granizo. “O dispositivo contará com um sensor que emite um sinal de acordo com a variação da intensidade sonora”,  afirma o professor. “Com o dispositivo próximo aos telhados, será possível identificar a duração da tempestade, além do tamanho das pedras de granizo”.  O docente destaca que não existem equipamentos como este para este tipo de estudo, o que torna o trabalho inovador.

 

Tempestades de granizo é um efeito atmosférico extremo que acontece no mundo todo, e que podem causar diversos danos à plantações, animais e construções. O docente destaca que, apesar do granizo ser um evento bastante conhecido e comum, o estudo nesta área é inovador no Brasil. “O conceito do projeto saiu da sensibilidade que nós temos de identificar a chuva de granizo apenas com a diferença de barulho nas telhas”.

Fonte: Marcos Vinícius Bueno de Morais
Postado por: Rafael Andriollo Publicado em: 28/08/2017 Mais notícias