Notícias

Famema firma convênio de estágio com Unesp e Fatec

A Famema (Faculdade de Medicina de Marília) celebrou nesta segunda-feira, dia 14 de agosto, convênio de estágio para estudantes da Unesp campus de Marília e da Fatec campus de Garça para digitalização de prontuários utilizados na Instituição.

Atualmente o SPP (Serviço de Prontuário do Paciente da Famema) tem 1,2 milhão de prontuários no acervo, um galpão com 1.590 metros quadrados, onde estão classificados como correntes, intermediários e permanentes. Na categoria intermediária são 620 mil prontuários que serão avaliados

 

  

 

Pelo convênio, estudantes dos cursos de Arquivologia da Unesp e de Gestão Empresarial da Fatec iniciarão processo para digitalizar e remanejar cerca de 220 mil prontuários de pacientes atendidos na Famema e no HCFAMEMA. A previsão é que 77 mil prontuários sejam digitalizados e remanejados para o arquivo corrente e que 143 mil prontuários sejam descartados após a análise das equipes de funcionários e dos estudantes.

A digitalização é o início do processo de implantação do PEP - Programa de Prontuário Eletrônico em toda a Instituição. Se isso não ocorresse, a Famema precisaria de outra área em curto espaço de tempo para abrigar novos prontuários.

O contrato de convênio foi celebrado pela FAMAR (Fundação de Apoio à Faculdade de Medicina de Marília). "Essa parceria será importante na geração de campos de pesquisa para os alunos. Em conjunto poderemos desenvolver novos fluxos de protocolo, impactando na melhoria dos nossos serviços e no atendimento à população. Será possível prover qualidade, otimizar, evoluir", comentou o Presidente da FAMAR, Prof. Dr. Igor de Castro Ribeiro Bienert. 

 

 

"Com certeza este é o início de outras importantes parcerias. Temos três instituições públicas envolvidas com o objetivo de melhorar o atendimento da população. Esse é um primeiro passo. Vamos selecionar os bolsistas e dar sequência ao convênio", destacou o coordenador do projeto de prontuário eletrônico do Departamento de Ciência da Informação da Unesp, Prof. Dr. João Batista Ernesto de Moraes.

"Estamos unindo conhecimento e desenvolvimento. É uma grande parceria considerada fundamental para os pacientes atendidos na instituição. A comunidade será a grande beneficiada", enfatizou o Diretor Geral da Famema, Prof. Dr. Valdeir Fagundes de Queiroz.

"O interesse é mútuo em estreitar as parcerias. Juntos nossas relações serão fortificadas com maior disponibilidade para a evolução em comum. Tenham certeza que estaremos oferecendo o que temos de melhor", ressaltou o Diretor da Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp de Marília, Prof. Dr. Marcelo Tavella Navega.

"Agradecemos pela oportunidade em participar desse convênio. Temos esse compromisso de responsabilidade em devolver conhecimento em projetos e programas que beneficiem a população. Nossa instituição é aberta a essas iniciativas. Vamos nos empenhar", disse a Diretora da Fatec de Garça, Profª Dra. Cássia Regina Bassan de Moraes.

 

 

A situação dos prontuários dos pacientes foi detectada pelo SPP e a parceria entre as instituições agilizada para contemplar todos os envolvidos. Para a Famema facilita a logística do SPP, hoje com grande demanda de veículos e funcionários gerando maior tempo e maior custo para o fluxo dos prontuários entre as unidades da Famema e do HCFAMEMA. Para os estudantes da Unesp e da Fatec é a oportunidade de prospecção de trabalhos científicos para campo de estágio, possibilitando a formatação de banco de dados para utilização pelas instituições e referência para estudos e pesquisas.

 

Fonte: FAMEMA - Faculdade de Medicina de Marília
Postado por: Rafael Andriollo Publicado em: 16/08/2017 Mais notícias