Notícias

Fatec presente na 3ª Semana da Engenharia Elétrica da Faip

"A tecnologia e automação a serviço do homem".

Este foi um dos aspectos apontados durante a 3ª Semana da Engenharia Elétrica promovida recentemente pelo campus da Faip de Marília. Para sintetizar toda a eficiência da revolução tecnológica em prol da precisão e segurança, um braço robótico foi apresentado para os acadêmicos da engenharia.
De acordo com o coordenador do curso de Engenharia Elétrica, Dimas de Abreu Luz, o modelo detalhado em operação e testes para os universitários é muito comum na linha industrial.

“O braço robótico permite extrair peças em elevadas temperaturas de solda, sendo assim utilizados em ambientes insalubres para os trabalhadores.
Onde seria um ambiente nocivo para o ser humano, o braço robótico realiza a atividade”, contextualizou o docente.

O modelo estudado na 3ª Semana da Engenharia Elétrica da Faip tem aplicação na indústria química. “Esta integração entre a engenharia e a mecatrônica representa uma oportunidade de grande aprendizagem para os nossos estudantes acadêmicos”, constatou o coordenador do curso.

A apresentação do braço robótico ficou a cargo do professor do campus da Fatec de Garça, Yuji Yamamoto. Segundo observou o coordenador do curso de Engenharia Elétrica, o engenheiro elétrico, durante o exercício de sua atividade profissional, pode compor qualquer etapa na fabricação de um braço robótico como o exposto no campus da Faip.

“Desde a sua programação, passando pelas fases de confecção, instalação e o acompanhamento das tarefas”, informou.

Os objetivos da 3ª Semana da Engenharia Elétrica da Faip foram alcançados, de acordo com análise do professor Dimas Luz, justamente por proporcionar aos acadêmicos arranjos e oportunidades de vivenciar toda a expertise disponível na prática das engenharias.

“Nas exibições do braço robótico, por exemplo, os acadêmicos puderam ver de perto precisão e destreza do equipamento”.

 

Caption

Fonte: Jornal Cidade de Marília
Postado por: Rafael Andriollo Publicado em: 05/06/2017 Mais notícias