Alunos do Curso de ADS da Fatec Garça fazem Visita Técnica à NET Marília

Nos dias 17 e 18 de maio os alunos do 5º Termo do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas visitaram as instalações da NET Marília. Eles foram recebidos pelos Analistas de Data Center Daniel Rossato e Bruno Moraes e pelo Técnico de Headend Leonardo Ferreira, que fizeram uma apresentação geral da empresa e do funcionamento dos serviços oferecidos pelo grupo formado pela Embratel, Claro e Net.

Logo depois os alunos conheceram a área de treinamento dos técnicos externos, a estrutura de antenas parabólicas que recebem os sinais de TV via satélite e o gerador de energia, que é usado em caso de interrupções da fornecedora de energia CPFL. O analista Bruno Moraes disse que o grupo de geradores é capaz de sustentar os equipamentos por cerca de dois dias e é serviço de vital importância, pois a estrutura de telecomunicações da NET Marília atende outras cidades como Presidente Prudente e Dracena.

Por fim, os alunos foram divididos em grupos menores e puderam conhecer o Headend da empresa, que é a central de recepção, processamento, geração e transmissão de internet e dos sinais de áudio e vídeo para assinantes de TV por assinatura.

O analista Daniel Rossato ressaltou a importância desse tipo de relacionamento entre a instituição de ensino e a empresa, pois os alunos podem conhecer o esforço dos profissionais e a quantidade de equipamentos que são necessários para que os clientes recebam Internet em alta velocidade e canais em alta definição. Daniel também revelou em primeira mão que a empresa tem planos de estender sua rede de atendimento até as cidades de Garça e Vera Cruz até o fim de 2019.

O Professor Danilo Dolci, que acompanhou os alunos na visita técnica, salientou que os alunos puderam visualizar na prática a teoria aprendida em sala de aula nas disciplinas ligadas à infraestrutura de TI,  principalmente pela troca de experiências entre os alunos e os profissionais da área.

Confira as fotos:

Fonte: Danilo Dolci