Notícias

Projeto de professores da Fatec Garça é aprovado em edital da FAPESP

O projeto intitulado "Desenvolvimento de uma plataforma móvel de carregamento de veículos aéreos não-tripulados acoplados com sensores agrometeorológicos para análise de tempestades de granizo", sob coordenação dos professores Prof. Dr. Marcos Vinícius Bueno de Morais e Prof. Dr. Edio Roberto Manfio foi aprovado em edital da FAPESP - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo.


Voltado para o contexto de Inovação Tecnológica, a proposta de trabalho visa estudar ocorrências de eventos atmosféricos extremos em áreas agrícolas da região do centro-oeste paulista. Para isto, o projeto propõe desenvolver um veículo terrestre não-tripulado - VTNT - dotado de buscador solar e estação meteorológica, que monitora as condições atmosféricas e serve de base para carregamento de um veículo aéreo não-tripulado – VANT. Este será responsável pela obtenção de dados em altitudes predeterminadas.


A FAPESP, que é o principal órgão de fomento a pesquisa do Estado, disponibilizou nesta chamada em parceria com a IBM as propostas com o foco na geração de conhecimento em Agricultura Digital.


Sob coordenação dos professores da FATEC, o projeto interdisciplinar já envolve 22 alunos dos três cursos da Fatec Garça e ainda contará com pesquisadores da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Postado por: Rafael Andriollo Publicado em: 10/05/2018 Mais notícias