Tecnologia em Mecatrônica Industrial

O que o aluno estuda?

A mecatrônica industrial é a integração entre mecânica, eletrônica, automação industrial e informática para o controle de processos industriais. Cálculo, álgebra, estatística, física e mecânica aplicada são importantes para a compreensão das principais disciplinas do curso.

O aluno vai aprender, por exemplo, sobre processos de fabricação mecânica; operação e programação de máquinas, além de robótica industrial, projetos auxiliados por computador (Autocad e Inventor), programação de CLP (controlador lógico programável) e microprocessadores.  

O que o profissional faz?

Planeja, elabora e executa projetos de processos industriais realizados por máquinas e robôs. Moderniza a produção por meio da implantação de processos automatizados, utilizando programas específicos de computador. Implanta e programa robôs e máquinas para as indústrias.

Desenvolve sistemas flexíveis de manufatura como, por exemplo, linhas de montagem adaptáveis para a produção de diversos tipos de produtos. O tecnólogo também está apto a atuar em projetos, implantação, manutenção e gestão de sistemas de energia, inclusive alternativa.

É um profissional bastante requisitado por segmentos diversos da indústria. Projeta, executa e faz a gestão de projetos mecânicos, eletrônicos e de automação. Também desenvolve projetos de sistemas mecatrônicos embarcados em veículos, aeronaves e navios.  A especificidade da mecatrônica é o projeto de sistemas discretos como robôs e sistemas alimentadores industriais.

Onde trabalhar?

Indústrias dos setores metalúrgico, automotivo, mineração, fabricação de máquinas, alimentos, aparelhos e materiais elétricos e eletrônicos, saúde e segurança. O tecnólogo pode, ainda, abrir seu próprio negócio ou seguir carreira acadêmica.

Eixo Tecnológico: Controle e Processos Industriais

Horários de aulas: Manhã: 07h40min às 12h00min
  Noite: 19h00min às 23h20min
Duração da hora/aula: 50 minutos
Carga horária total do Curso: 2800 horas, sendo 2880 aulas 2400 horas (atende CNCST) + (240 horas de Estágio Curricular + 160 horas do Trabalho de Graduação)
Número de vagas oferecidas: Manhã: 40 vagas, por semestre
  Noite: 40 vagas, por semestre
Tempo para integralização: Mínimo: 3 anos (06 semestres)
  Máximo: 5 anos (10 semestres)
Forma de Acesso: Classificação em Processo Seletivo - Vestibular
  Realizado em uma única fase, com provas das disciplinas do núcleo comum do ensino médio ou equivalente, em forma de testes objetivos e uma redação.
   
Coordenador(a) do Curso: Profª. Ma. Nancy Aparecida Guanaes Bonini
Email: coordenacao.nancy@gmail.com
   
Coordenador(a) de Estágio: Prof. Grad. Laerte Edson Nunes
Email: laerte.nunes01@fatec.sp.gov.br
   
Coordenador(a) de Estágio: Profª. Ma. Maria Alda Barbosa Cabreira
Email: mabcabreira@yahoo.com.br
   

 

PPM / TCC - Procedimentos e Normas

PPM: Projeto Protótipo de Mecatrônica TCC: Qualificação e Trabalho de Conclusão de Curso Artigos Finalizados Fotos Vídeos

 

Downloads

Horários de AulasHorários de Provas Grade Curricular Projeto Pedagógico Regulamento Geral dos Cursos Portaria de Reconhecimento do Curso