Você está em: Skip Navigation Links

CENTRO DE PESQUISA TECNOLÓGICA DE GARÇA: DESCRIÇÃO E OBJETIVOS

O Centro de Pesquisa Tecnológica tem por objetivo principal geração de pesquisas na área de concentração dos cursos oferecidos pela Fatec, envolvendo tecnologias aplicadas ao controle, gestão e automação de processos industriais relativos ao desenvolvimento e consolidação do parque industrial regional.

Como objetivo secundário, direcionar nossos alunos e egressos ao mercado de trabalho de modo a aproveitar os conhecimentos adquiridos durante a graduação para desenvolver novos produtos e/ou serviços relacionados à área de sua formação.

Portanto, o desenvolvimento de pesquisas para gerar novos produtos ou serviços será desenvolvido por meio de pesquisadores e docentes da Fatec com inclusão do corpo discente.

O desenvolvimento de todo o procedimento pode ser financiado por recursos oriundos da aplicação do Processo Produtivo Básico (PBB) e da Lei da Informática que possibilitam a utilização de Incentivos Fiscais.  Para a utilização desses recursos devem ser firmadas parcerias entre Empresas regionais e nossa Instituição.

Os recursos disponibilizados durante o desenvolvimento de um novo produto ou serviço servem tanto para aquisição de equipamentos, componentes, softwares e materiais de uso como para subcontratação de profissionais terceirizados quando determinada expertise necessária a uma ação tecnológica muito específica assim o exigir.

O prédio que abrigará o Centro de Pesquisa Tecnológica será construído, administrado e mantido pela Prefeitura Municipal de Garça em terreno próprio e fora das dependências desta Unidade, embora fisicamente e estrategicamente bastante próximo para viabilizar deslocamento de todos os envolvidos. Como contrapartida, dando continuidade aos convênios já firmados entre a Instituição de Ensino e Prefeitura, a Fatec Garça mantém o compromisso de desenvolver ferramentas didáticas que atualmente já estão sendo utilizadas junto ao sistema de ensino municipal e geridos pela Secretaria Municipal de Educação.

Todos os docentes da Fatec Garça estão envolvidos diretamente no Projeto de Criação do Centro de Pesquisa Tecnológica e, nessa fase inicial de propostas e implementações estão colaborando diretamente os professores Antonio Cesar Dall´Evedove, Edio Roberto Manfio e Ildeberto de Genova Bugatti, apoiados pela diretora Fátima Ahmad Rabah Abido.
 
Nesse âmbito, a Fatec Garça terá o papel de orientar todos os profissionais, alunos e egressos envolvidos nas atividades do Centro de Pesquisa Tecnológica, consolidar os projetos em desenvolvimento junto a órgãos de fomento e promover produção bibliográfica em eventos científicos da área, nacionais ou internacionais e gerenciar processos de transferência de tecnologias para as empresas interessadas.