Você está em: Skip Navigation Links

ICT - Iniciação Científica e Tecnológica

SOBRE O NÚCLEO DE ICT
O Núcleo de ICT é responsável por Pesquisa e Extensão e é um órgão institucional da unidade Fatec Garça subordinado à Direção da Instituição.
A função do Núcleo de ICT é coordenar e incentivar a realização de atividades de pesquisa, extensão, desenvolvimento e inovação por parte da comunidade acadêmica da Fatec Garça, além de agregar atividades de natureza acadêmica e interdisciplinar, envolvendo docentes e discentes.

SOBRE O CONCEITO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA-TECNOLÓGICA
A iniciação científica-tecnológica é uma modalidade de pesquisa desenvolvida por estudantes dos cursos de graduação, sob a orientação de um(a) professor(a)-pesquisador(a). O termo iniciação é usado por representar, usualmente, a primeira experiência dos estudantes com atividades de pesquisa acadêmica.
No curso do desenvolvimento de projetos de iniciação, o estudante-pesquisador exerce os primeiros momentos da pesquisa acadêmica. Isso engloba a escrita na linguagem científica, a apresentação de resultados em eventos, a sistematização de ideias, a sistematização de referenciais teóricos, a síntese de observações ou experiências, a elaboração de relatórios e demais atividades típicas de pesquisadores.

BOLSAS PARA PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA-TECNOLÓGICA
Ao longo do desenvolvimento dos projetos de iniciação científica, os estudantes podem (ou não) desfrutar de bolsa-auxílio.
A Fatec NÃO disponibiliza bolsas. As principais agências financiadoras de projetos de iniciação científica no Brasil são o CNPq (agência de fomento federal que disponibiliza o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, o Pibic/Pibit) e as agências estaduais de fomento à pesquisa. Para o estado de São Paulo temos a FAPESP.

PROCEDIMENTOS PARA PARTICIPAR DE UM PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA
O primeiro passo para desenvolver um projeto de iniciação científica-tecnológica é procurar um professor(a) orientador(a).  Os estudantes devem buscar informações junto aos seus professore(a)s, coordenadores(a) de curso ou diretamente com o Núcleo de ICT.
A submissão de projetos ao núcleo pode ser feita duas vezes por ano, por meio dos editais de ICT. Além desses editais regulares, ocorrem também editais específicos a fim de atender a demandas específicas de empresas-parceiras ou projetos institucionais.

CONTATOS
E-MAIL OFICIAL:
ic.garca@fatec.sp.gov.br

PROFESSORES DO ICT:
Prof. Ms Edio –  prof.ediorobertomanfio@gmail.com
Prof. Ms Ildeberto – igbugatti@gmail.com
Prof. Ms Larissa Pavarini da Luz – larissa.luz01@fatec.sp.gov.br

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA