Notícias

Professores da Fatec Garça participam de Simpósio Internacional e coordenam Simpósio Temático Interdisciplinar

Os professores Ildeberto de Genova Bugatti e Edio Roberto Manfio da Fatec Garça estiveram presentes no VI Simpósio Internacional de Ensino da Língua Portuguesa – SIELP (http://www.ileel.ufu.br/sielp2016/). O evento aconteceu em Uberlândia-MG entre os dias 19 e 21 de outubro de 2016. Lá, os docentes coordenaram Simpósio Temático interdisciplinar, apresentaram comunicações individuais e orientaram trabalhos de discentes apresentados na categoria pôster.

O Simpósio Temático (ST) denominado Estudo do léxico por meio de PLN: Inteligência Artificial em robôs de conversação proposto e coordenado pelo professor Edio teve por objetivo principal envolver áreas como Linguística, Processamento de Linguagem Natural, Computação e Eletrônica. Essa tarefa está diretamente relacionada às atividades desenvolvidas pelo docente em projeto de RJI por envolver dispositivos que operam comandados por voz em Português Brasileiro. As aplicações para esse recurso são muitas, mas no ST elas estiveram relacionadas a uso de léxico, tanto para aplicações estritamente didáticas como o ensino do Português quanto para o uso do idioma em aplicações mais cotidianas ou mesmo comerciais/industriais.

Publicaram no Caderno de Resumos do VI SIELP a professora Me Larissa Pavarini da Luz, os alunos Lucas Baltazar Cayres e Caio Beraldo como coautores, todos da Fatec Garça. Há também nos Cadernos de Resumos os conteúdos de pôsteres dos alunos Guilherme Queiroz Vasconcelos (Uel), orientado pela Dra. Cinthyan (Uel), Valdeir da Silva Neto (Univem) e Marcelo de Souza da Silva dos Santos (Univem), orientados pelo Me Ildeberto Bugatti (Fatec-Univem). Todos estes trabalhos estão vinculados ao ST interdisciplinar descrito há pouco.

Fizeram parte do ST as pesquisadoras Dra. Vanderci de Andrade Aguilera e Dra. Fabiane Cristina Altino, ambas da Uel, além do pesquisador Me Fábio Carlos Moreno, responsável pela programação do robô Tical – Tecnologia Interativa Comunicacional sobre Assuntos Linguísticos. Todos esses profissionais fazem parte da equipe que compõe um grupo de pesquisas denominado INDICCALEX – (Grupo) Interdisciplinar de Dialetologia, Computação, Cartografia e Lexicografia, cujo evento homônimo ocorrerá no final de novembro de 2016 na Uel.

Site do evento: http://www.ileel.ufu.br/sielp2016/

Enviado por: Profº Drº Edio Roberto Manfio

Postado por: Cristian Andrade Publicado em: 05/02/2017 Mais notícias